Planejamento de Marketing
O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.
Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.
Um planejamento bem feito lhe trará a possibilidade de captação de novos clientes, a fidelização, aumento de vendas e lucratividade ao seu negócio.
- Objetivos: Missão e Visão
- Identificar oportunidades
- Identificar ameaças
- Identificar os clientes
- Concorrentes diretos e indiretos
- Forças e Fraquezas
- Estratégias
- Indicadores
- Novos desafios mercadológicos
- Plano de negócio
CASES DE SUCESSO
Teccom Tecnologia em Combustão
DESAFIO: Tecnologia em combustão inovadora. Queria se tornar uma referência no mercado, aumentar o faturamento.
1. Organizar o departamento de marketing.
2. Desenvolver materiais de comunicação.
3. Divulgação da empresa.
ESTRATÉGIA:
1. Desenvolvimento de novos produtos e serviços.
2. Materiais técnicos.
3. Vídeo institucional.
4. Reformulação do site.
5. Newsletter.
RESULTADO:
1. Se tornou uma das empresas de referência no mercado.
2. Muitos negócios através do site.
3. Novos produtos e serviços são hoje o carro chefe da empresa.
2. Crescimento no faturamento de 60%.
Mr. Ghost
DESAFIO: Empresa têxtil que fornecia roupas para grandes grifes (Forum, Triton e Zoomp) e queria deixar de ser fornecedora e passar a se tornar uma delas.
1. Transformar-se numa marca de roupa masculina e feminina.
2. Transferir a marca para cidades do interior onde o poder aquisitivo é alto.
3. Melhorar a produtividade da fábrica.
4. Mudar o público-alvo de A para C, produtos de qualidade com preços competitivos.
ESTRATÉGIA:
1. Conhecer profundamente o negócio do cliente.
2. Pesquisa de mercado, pesquisa de concorrentes (maior concorrente BUNNY´S).
3. Campanha do Dias dos Namorados, com o objetivo de pesquisar a origem dos maiores clientes além da cidade de Campinas.
4. Outdoors e anúncios em jornal e revista VEJA Campinas.
RESULTADO:
1. Aumento de faturamento em 90%, esvaziando quase todo o estoque da fábrica.
2. A pesquisa indicou que muitos clientes vinham de cidades vizinhas como Ibíuna, São José dos Campos e Ribeirão Preto.
3. Como o resultado da campanha foi um sucesso, decidiu abrir filiais nas cidades apontadas pela pesquisa.
4. Gerou novos trabalhos e clientes no Braz.
Consoft Tecnologia
DESAFIO: Empresa de tecnologia da Informação, com 30 anos de existência. Queria mudar a comunicação visual, passando a imagem de uma empresa dinâmica.
ESTRATÉGIA:
1. Comunicação visual.
2. Site
3. Newsletter.
4. Brindes.
5. Anúncios em Internet.
6. Anúncios em revistas especializadas.
7. Participação em feiras e seminários.
RESULTADO:
1. Aumento de 60% nos lucros da empresa.
2. Fidelizou clientes.
3. Aumento de 30% de novos clientes.
4. Ganhou concorrência de orgãos da Prefeitura e Governo de São Paulo.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Coloque a sua empresa em evidência no mercado. A assessoria de imprensa ajuda na construção e fortalecimento da marca, gera conteúdo para reportagens, revistas, jornais, notas, colunas, etc. É uma ferramenta de mídia, mas com apelo noticioso e não comercial. Grandes empresas, chefes de estado e celebridades utilizam-se da assessoria de imprensa para divulgar suas ações, tornando-se fontes respeitadas e requisitadas.
- Produção de press releases
- Agendamento e acompanhamento de entrevistas
- Acompanhamento diário dos noticiários
- Clipping
- Organização de pastas de imprensa
- Redação de comunicados
- Notas oficiais e artigos especiais
- Elaboração de sinopse e análises
- Produção de publicações e fotos
VÍDEOS INSTITUCIONAIS
Divulgue a história da sua empresa e seu projeto da melhor forma possível. Faça um vídeo com qualidade, rapidez e dinamismo. Possuímos toda equipe e equipamentos para atender sua demanda desde o início até a pós-produção de seu vídeo.
Oferecemos toda a infraestrutura necessária para realização de matérias jornalísticas para os meios de comunicação. Produtores, repórteres, editores de texto e imagens, produzem conteúdos dos mais variados segmentos com padrão de qualidade para serem exibidos em qualquer mídia televisiva.
Desenvolvemos conteúdo em vídeos para a internet e para empresas durante participação em feiras. Registramos os melhores momentos do seu negócio.
- Vídeo Institucional
- Filmagem de eventos
- Edição
- Transmissão Simultânea para Telões ou Monitores de TV
- Vídeos de Treinamento
- Vídeos para Internet
- Produção de Videoclipes e Making of de eventos
- Produção de Vinhetas e Animações de Logos
Algumas Ações de Marketing:
Quando o planejamento é bem feito, resulta em massificação da marca, gerando novos clientes e aumento nos lucros.